Abel Ferreira escreve história nas favelas brasileiras
Técnico vitorioso do Palmeiras é o embaixador da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC)
11 SET 2024 - 10H00 • Por Wilson LopesO técnico português Abel Ferreira, 44 anos, conquistou nove títulos pelo Palmeiras. Estudioso do futebol e apaixonado pela leitura, publicou, em 2022, o livro ‘Cabeça Fria, Coração Quente’, onde conta os detalhes das temporadas 2020/2021.
Recentemente, o inquieto português se tornou o primeiro embaixador da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) do Brasil, um movimento pela democratização do acesso ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas sob a perspectiva da leitura como direito humano, com atuação em diversas cidades do território brasileiro.
A RNBC surgiu em 2015 e teve origem na articulação das redes de Bibliotecas Comunitárias incentivadas pelo Programa Prazer em Ler, ação de apoio e incentivo à leitura criada pelo Instituto C&A em 2006, que mobilizou espaços de leitura mantidos por organizações sociais e culturais da sociedade civil, em comunidades com vulnerabilidade social, atuando na garantia de direitos básicos.
Atualmente a RNBC conta com 11 Redes Locais e 115 Bibliotecas Comunitárias nos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul:
- Amazônia Literária (PA)
- Beabah! (RS)
- Ilha Literária (MA)
- Jangada Literária (CE)
- LiteraSampa (SP)
- Mar de Leitores (RJ)
- Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador (BA)
- Rede Baixada Literária (RJ)
- Releitura (PE)
- Sou de Minas, Uai! (MG)
- Tecendo Uma Rede de Leitura (RJ)
Acesse o site da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC)
@redenacionalbc @palmeiras @coachabelferreira