CNM perdeu representação política, credibilidade e respeito dos prefeitos
Mais da metade dos prefeitos rejeita atual gestão, que já não consegue mais defender os interesses do movimento municipalista
29 FEV 2024 - 10H39 • Por Wilson LopesÀs vésperas da sua primeira eleição no século XXI, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostrou a sua inexpressiva representação política, ao permitir que as prefeituras fossem excluídas da MP 1.208/2024 que revoga a reoneração da folha de pagamento de 17 setores econômicos.
O senador Angelo Coronel (PSD-BA), autor da emenda que deu origem à desoneração para os municípios, disse que foi um dia de luto para os prefeitos. “A partir de 1º de abril, as prefeituras [que estavam pagando 8%] voltam a pagar 20% sobre a folha de salários para a previdência”, lamenta o senador.
Foi um dia de luto para os prefeitos
Senador Angelo Coronel
Para o vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, foi um tiro no pé do atual presidente, Paulo Ziulkoski. “A Confederação ficou arcaica, perdeu sua representatividade política e já não consegue mais defender os interesses do movimento municipalista”, adverte.
Paulo Ziulkoski, pego de pijama, reagiu ao corte do governo com a brilhante ideia de convocar uma mobilização em Brasília, no próximo 6 de março, para chorar o leite derramado.
Disputa no voto
Antes disso, Julvan Lacerda e Paulo Ziulkoski se enfrentam nas urnas, dia 1º/03, na disputa pela presidência da CNM. A eleição, que já virou caso de polícia [veja matéria] agora enfrenta outra mácula. Faltando apenas um dia para o pleito, muitos prefeitos estão alegando que não receberam o link com a senha para a votação, que deveria ser enviado por e-mail pela CNM.
As peripécias de Ziulkoski para não perder o cargo que julga vitalício, lhe renderam antipatia e repúdio da maioria dos prefeitos. Pesquisa do Instituto Podium revela que mais da metade dos prefeitos não votaria no atual presidente de forma alguma.
Qual dos candidatos citados, o sr.(a) não votaria de forma alguma?
- Paulo Ziulkoski - 52,2%
- Julvan Lacerda - 17,4%
- Rejeita todos - 2,0%
- Não rejeita - 6,7%
- Não sabe opinar - 21,7%
Ziulkoski também perde na intenção de votos para Julvan Lacerda, demonstrando que o movimento municipalista está insatisfeito com o desempenho do atual presidente.
Em quem o sr.(a) votará para presidente da CNM?
- Julvan Lacerda - 44,1%
- Paulo Ziulkoski - 32,2%
- Nenhum deles - 2,0%
- Não sabe opinar - 21,7%
A pesquisa foi contratada pelo Site Goiás Notícia, realizada de 23 a 24/02/24, com 460 prefeitos. A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Podem votar nas eleições para a Diretoria da CNM, conforme o art. 49, §4º do Estatuto Social, os representantes legais dos municípios associados há mais de 6 seis meses e que estejam em dia com a respectiva contribuição; além dos membros dos Conselhos Diretor, Fiscal, de Representantes Regionais, Político e Consultivo.
Para aqueles que não receberam o link com a senha para a votação recomenda-se acessar o site www.eleicoescnm2024.com.br e fazer a reclamação.