Logo Agência Cidades

Mobilidade

Goiás decreta o fim das pontes de madeira

Governo do Estado irá substituir 500 pontes de madeira por estruturas de concreto, beneficiando a produção agropecuária e o transporte escolar

29 JUN 2024 - 09H17 • Por Wilson Lopes
O objetivo do programa será atender rotas de escoamento da produção agropecuária e do transporte escolar - Goinfra

O Governo de Goiás irá substituir cerca de 500 pontes de madeira por estruturas de concreto em rodovias e estradas não pavimentadas nos 246 municípios goianos. Serão investidos R$ 200 milhões na ação, por meio ‘Programa Goiás em Movimento’.

O governador Ronaldo Caiado explicou que o objetivo do programa será atender rotas de escoamento da produção agropecuária e do transporte escolar. Chamadas de “aduelas”, as pontes de concreto começam a ser instaladas imediatamente, ainda no período de chuvas no Estado. 

Após a entrega pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), os municípios farão a instalação das aduelas, fabricadas em concreto pré-moldado e possuem até três metros de altura. A substituição traz mais segurança e mobilidade para regiões com menos acessos.

“Nas estradas vicinais que tem o transporte escolar, tem época do ano em que os ônibus ficam impossibilitados de buscar os alunos e, agora, nós vamos resolver esse problema”, reconheceu o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Carlão da Fox.

“É um projeto inovador no Brasil e que nós, do setor agropecuário, sonhamos há vários anos”, avaliou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner. 

Ronaldo Caiado disse que uma das maiores obras será a ponte sobre o Rio das Almas, entre São Luiz do Norte e Goianésia. O local vai receber uma ponte de 300 metros de comprimento.

Em uma primeira fase, lançada em 2021, o programa Goiás em Movimento – Eixo Pontes já tinha construído 54 pontes em 13 municípios, com aporte de R$ 21,8 milhões.

A Goinfra celebrará convênios com as Prefeituras para o fornecimento de até 100 aduelas por município

Goiás em Movimento

O Programa Goiás em Movimento Municípios - GM-PONTES 2024 (Fornecimento de Aduelas), promovido pela (Goinfra), visa a substituição de pontes de concreto, madeira, mista ou para novas passagens nas estradas vicinais nos municípios do Estado de Goiás, através do fornecimento de elementos de concreto armado tipo aduelas a serem disponibilizados aos municípios, para atender às demandas nas vias municipais rurais.

O principal objetivo desta ação é proteger e dar a sustentação para a infraestrutura de transporte terrestre dos municípios, promovendo a consolidação das economias locais e regionais, bem como, na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. 

O fornecimento dos elementos de concreto armado servirá para as prefeituras realizarem a substituição de pontes antigas de concreto, madeira ou mista por aduelas, ou a realizarem a implantação de novas passagens nas estradas vicinais, levando em consideração as condições técnicas favoráveis para a substituição/implantação, incluindo vazão hídrica, altura de greide e suporte no fundo do rio para construção do berço de concreto que apoiará as aduelas.

A Goinfra celebrará convênios com as Prefeituras para o fornecimento de até 100 aduelas por município, com três dimensões (medidas: 2x2, 2,5x2,5 ou 3x3) a serem escolhidas por eles. O Programa busca atender os 246 municípios até 2026. Assim, o Governo de Goiás apoiará os municípios diante da crise econômica que afetou todos os municípios goianos nesses últimos anos.

Caberá aos municípios a apresentação da documentação administrativa e técnica necessária para a celebração do convênio e fornecimento das aduelas. O procedimento licitatório para a aquisição das aduelas será de responsabilidade da Goinfra, bem como, a entrega nos respectivos municípios conveniados.

Programa Goiás em Movimento Municípios - GM-PONTES 2024>

Acesse o Caderno Técnico GM-PONTES>