1ª eleição do século define novo presidente da CNM
Após décadas sem concorrência, eleição promete acabar com o cheiro de naftalina da Confederação Nacional de Municípios
21 FEV 2024 - 16H36 • Por Wilson LopesDepois de 27 anos no cargo de presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o ex-prefeito de Mariana Pimentel (RS) Paulo Ziulkoski volta a enfrentar as urnas que tanto evitou. Dessa vez, nem mesmo as seguidas mudanças no Estatuto para dificultar o registro de chapas concorrentes prolongará a sua ‘presidência secular’.
Uma frente ampla, com o apoio de 13 federações estaduais e dezenas de associações microrregionais, conseguiu, mesmo com apenas quatro dias úteis para trabalhar, reunir as assinaturas necessárias para registrar a chapa ‘CNM com Renovação’.
Para se ter uma noção do tamanho do feito, a última disputa no voto na CNM foi no século passado, em 1996, quando nem urna eletrônica ainda existia.
A eleição ocorre dia 1º de março para os cargos do Conselho Diretor, do Conselho Fiscal e do Conselho de Representantes Regionais para a Gestão 2024/2027
Saiu da sombra
A chapa ‘CNM com Renovação’ tem na presidência Julvan Lacerda, delegado da Polícia Civil licenciado e ex-prefeito de Moema (MG) por dois mandatos (2013/2020). Reconhecido por sua ação em defesa da pauta municipalista, no seu currículo acumula dois mandatos na presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM – 2017/2022) e outros dois na vice-presidência da CNM.
Liderado pelo prefeito de Campos Verdes (GO) e presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, o movimento nacional que culminou com a composição da chapa ‘CNM com Renovação’ está empenhado em ampliar as conquistas da Entidade, que vem, com o passar dos anos, perdendo voz e relevância na defesa dos municípios.
Haroldo Naves será o 1° Secretário da Chapa, cargo que compõe a Comissão Executiva da CNM. Outros dois prefeitos goianos integram a chapa: Carlão da Fox, prefeito de Goianira e presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), será o presidente do Conselho Fiscal; e Zé Diniz, prefeito de Abadiânia, estará na Coordenação Regional do Centro-Oeste.
Mais informações: Eleições na CNM>