Logo Agência Cidades

Humanização

15 cidades receberão salas do INSS adaptadas para pessoas com autismo

Os locais para instalação das salas sensoriais foram escolhidos conforme o número de concessões do BPC

18 OUT 2024 - 09H00 • Por Wilson Lopes

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), apoiado pelo Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, irá instalar 15 salas sensoriais para atendimento de pessoas com transtorno do espectro autista.

Além disso, serão distribuídos mais de 804 kits itinerantes para o serviço social do órgão. Neles constam: brinquedos, livros, tapete emborrachado, túnel de lycra, abafador de som para ser colocado no ouvido. "Todos os assistentes sociais que fazem avaliações sociais de pessoas com ou sem autismo terão um kit", pontua a gerente de projetos do INSS, Manuella Andrade.

O modelo a ser seguido pelo INSS é o da sala multissensorial da Infraero no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Conforme a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), agência internacional especializada em saúde pública das Américas, o transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva. 

Cidades beneficiadas

Os locais para instalação das salas sensoriais foram escolhidos de acordo com o número de concessões do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência:

Com informações Martha Imenes, Ascom INSS.

Acesse a página da OPAS sobre o transtorno do espectro autista (TEA)>

@inss_oficial_gov