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SugarCity

Holanda continua fazendo do açúcar um bom negócio

Antiga fábrica de açúcar foi restaurada e transformada em um dos maiores complexos de negócios da Europa

5 JAN 2024 - 13H53 • Por Wilson Lopes
Fábricas de açúcar da época da Companhia das Índias Ocidentais foram transformadas em complexos de lazer, turismo e negócios - WLM

De Halfweg, Reino dos Países Baixos - Desde 1621, quando os holandeses fundaram a Companhia das Índias Ocidentais (West-Indische Compagnie) e passaram a investir capital na produção e refino do açúcar no Brasil, os portos dos Países Baixos foram os principais responsáveis pela distribuição do produto por toda a Europa. 

A cidade holandesa de Halfweg passou a concentrar fábricas e armazéns de estocagem, como a NV Suikerfabriek Holland e a Companhia Açucareira Central (CSM-Suikerfabriek). Nessa época, o açúcar de cana passou a ser substituído pelo de beterraba, que podia ser produzido por menor custo. A predominância do complexo perdurou até os anos de 1970, quando o número de fábricas de açúcar na Holanda foi sendo reduzido, até a CSM fechar as portas em 1992. 

Antigos silos de açúcar foram convertidos em escritórios 

Com o fim da produção, uma área de 110.000m² foi liberada para reurbanização (1/3 da área do município de Halfweg). Em 2000, a incorporadora imobiliária Cobraspen, especialista na preservação e restauro de edifícios monumentais e industriais, adquiriu o terreno para instalar no local o SugarCity, um audacioso complexo de negócios que contará com espaço de eventos, escritórios, lojas, restaurantes, moradias, hotel, cassino, uma marina e 4.500 vagas de estacionamento (algo raro na Europa). No local, os antigos silos de açúcar foram convertidos em escritórios, ao lado do centro de negócios Amsterdam The Style Outlets.

Em 2011, o SugarCity foi premiado com o Prix d’Excellence pela Federação Internacional Imobiliária (Fiabci), na categoria ‘Conservação Ambiental’. A Fiabci reconheceu o esforço pela preservação do patrimônio industrial e a alta qualidade do projeto urbanístico. “Preservamos a herança cultural e arquitetônica do espaço, agregando soluções inovadoras de negócios”, completa o gerente de vendas John Linssen.

Mais informações sobre o SugarCity>
nfo@sugarcity.com

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