De Amsterdã, Reino dos Países Baixos - Amsterdã é a capital comercial e a cidade mais populosa do Reino dos Países Baixos, embora não seja a sede do governo holandês, que fica em Haia. Conta com 833.989 habitantes, 1.603.531 habitantes em sua área urbana e 2.437.520 habitantes na área metropolitana.
É um dos principais centros financeiros da Europa, considerada uma cidade global alfa (lugar importante para o funcionamento do sistema global de finanças e comércio). Em 2022, Amsterdã foi classificada como a nona melhor cidade para se viver pela The Economist Intelligence Unit (The EIU).
Nos últimos 50 anos, enfrentou uma grande imigração, principalmente do Suriname, Turquia e Marrocos. Cerca de 49% da população tem descendência holandesa, 9% marroquina, 8% surinamesa, 5% turca e 2% antilhana, 16% europeia e estadunidense e 11% de descendência de outros países não-europeus.
Melhor cidade para se viver
1º Vienna (Áustria)
2º Copenhagen (Dinamarca)
3º Zurich (Suíça)
4º Calgary (Canadá)
5º Vancouver (Canadá)
6º Genebra (Suíça)
7º Frankfurt (Alemanha)
8º Toronto (Canadá)
9º Amsterdã (Holanda)
10º Osaka (Japão)
10º Melbourne (Austrália)
The Global Liveability (2022)
100 quilômetros de canais
Amsterdã está a dois metros abaixo do nível do mar e é banhada pelo rio Amstel. Um sistema bem projetado de canais em forma de círculos que se interligam, é a base do sistema de drenagem urbana.
São mais de 100 quilômetros de canais, que são vias de transportes, e dividem a cidade em 90 ilhas, ligadas por cerca de 1.200 pontes. Os três canais principais (Herengracht, Prinsengracht, Keizersgracht), escavados durante o século XVII, formam anéis concêntricos ao redor de Amsterdã, conhecidos como Grachtengordel.
O anel de canais de Amsterdã abrange 2.200 construções, das quais 1.550 são consideradas históricas pelo Patrimônio Mundial da Humanidade (UNESCO).
O clima é oceânico temperado, com temperaturas que podem variar de -7 °C, no inverno, a 30 °C, no verão. A precipitação alcança 840mm anuais. O mês com menos chuva é abril, com 18mm.
Sistema financeiro
Muitas empresas e bancos holandeses têm sua matriz e origem em Amsterdã, como ABN Amro, Heineken, ING Group, Ahold, Delta Lloyd, Royal Dutch Shell, Philips e Booking. A Bolsa de Amsterdã é a mais antiga bolsa de valores do mundo.
Dentre os produtos industrializados estão a cerveja, navios, metais, medicamentos, roupas, joias, licores, linho, maquinaria, sabão, seda e vidro. A cidade é também um dos centros onde há indústrias que lapidam diamantes.
A cidade é concebida como “quilômetro zero” do sistema rodoviário dos Países Baixos, com autoestradas numeradas de um a oito e cujo ponto de partida é a capital holandesa.
O transporte público consiste em oito meios de locomoção: conexões de trem a qualquer parte dos Países Baixos e a destinos internacionais, 5 linhas de metrô, 16 linhas de bondes elétricos, 55 linhas de ônibus urbano, 2 centrais de táxi e 1 comboio de alta velocidade.
Amsterdã é famosa pela enorme quantidade de bicicletas (700.000 ciclistas). Quase todas as ruas têm vias para ciclistas. Cerca de 60% dos movimentos pendulares no centro da cidade são efetuados usando bicicleta.
O Aeroporto de Schiphol é o quinto da Europa e o décimo do mundo por número de passageiros. Cada ano passam cerca de 44 milhões de viajantes por Schiphol.
5,34 milhões de visitantes internacionais
Amsterdã é um dos destinos turísticos mais populares da Europa, recebendo mais de 5,34 milhões de visitantes internacionais anualmente. A maioria dos turistas (74%) é originária da Europa. O maior grupo de visitantes não europeus vem dos Estados Unidos, representando 14% do total.
Entre seus residentes famosos estão Anne Frank, os artistas Rembrandt e Vincent van Gogh e o filósofo Baruch Spinoza.
Os canais de Amsterdã e a Linha de Defesa de Amsterdã são considerados Patrimônios Mundiais pela UNESCO.
O clube desportivo AFC Ajax tem como sede e estádio na cidade, chamado Amsterdam Arena.
Principais atrações
- Rijksmuseum
- Museu Van Gogh
- Stedelijk Museum
- Hermitage Amsterdam
- Casa de Anne Frank
- Museu de Amsterdã
- Sede da Heineken
Por Wilson Lopes, do Reino dos Países Baixos.
O jornalista Wilson Lopes participou de uma missão empresarial promovida pelo Sebrae.
Agência de viagem: Rota Amsterdã (+31 6 49981095)
Edo Santek: +31 6 81829427