Logo Agência Cidades
CurioCidades

Ushuaia, a capital do 'Fim do Mundo'

Cidade construída para ser presídio se transformou em destino cada vez mais procurado pelos brasileiros em busca de neve

9/10/2024 - 10:31 Por Wilson Lopes

Região habitada pelo homem há milhares de anos e colonizada pelos europeus em meados do século XIX, que instalaram missões para catequização dos indígenas, a Terra do Fogo (arquipélago situado na extremidade sul da América do Sul, formado por uma ilha principal e um grupo de ilhas menores) foi partilhada entre Chile e Argentina em 1881. 

Definidos os limites, a ‘Divisão Expedicionária ao Atlântico Sul’ do governo argentino aportou na Baía de Ushuaia, em 12 de outubro de 1884, criando o Território da Terra do Fogo, do qual Ushuaia foi escolhida como a capital.

Desde então, Ushuaia cresceu lentamente ao longo da primeira metade do século XX, em função da instalação de um presídio (1902), que atraiu novos colonos e mão de obra.

Em 1947 o presídio foi extinto, a cultura se diversificou e o progresso se deu mais rápido, com a instalação de diversos serviços, a melhoria na infraestrutura urbana e a criação de incentivos governamentais para a fixação de novos residentes.

A cidade argentina passou a ser a capital também da província da Antártida e das Ilhas do Atlântico Sul. Atualmente, é um importante polo turístico e se tornou famosa pelo slogan de ‘Ciudad más austral del mundo’ (A cidade mais austral do mundo). Também é conhecida como ‘Cidade do Fim do Mundo’. Atualmente, conta com 56.825 habitantes.

No verão Ushuaia é caracterizada pela extensão do dia, com quase 18 horas de sol para os turistas poderem aproveitar todas as belezas e passeios que a cidade oferece (Foto: W Bulach)

Neve é atração

A neve é a grande atração entre os turistas e apaixonados por esportes de inverno. A temporada mais fria do ano em Ushuaia, que vai de junho a agosto, possui baixas temperaturas, entre 2 °C até -20°C. Nessa estação, a região é muito visitada por possuir a estação Cerro Castor para a prática de ski e snowboard, e passeios como o trenó de huskies e andar nas motos de neve são os mais procurados pelos turistas no inverno.

No verão Ushuaia é caracterizada pela extensão do dia, com quase 18 horas de sol para os turistas poderem aproveitar todas as belezas e passeios que a cidade oferece. As temperaturas alcançam, em média, 12°C, facilitando para quem quer visitar a cidade, mas não gosta de frios muito rigorosos. Uma das atrações do verão são os pinguins da Isla Martillo que podem ser visitados realizando o passeio do Canal Beagle com Pinguinera.

Geralmente quem viaja a Ushuaia acaba visitando El Calafate, pois, procura conhecer novos lugares e a viagem muitas vezes acaba se tornando mais atrativa devido aos passeios de aventura e de vistas espetaculares que El Calafate proporciona.

É possível ver neve o ano todo na cidade, El Calafate possui 365 glaciares e são a grande atração para os apaixonados por neve, mas é o Glaciar Perito Moreno que possui mais de 70 metros de altura, o mais famoso.

Cidade charmosa

Um destino cada vez mais procurado pelos brasileiros, Ushuaia caiu no gosto dos turistas por ser uma cidade charmosa, com ótima culinária, povo receptivo e uma ótima estrutura turística, oferecendo passeios culturais e principalmente de ecoturismo e aventura.

A cidades conta com um aeroporto internacional e intensa movimentação marítima. A energia elétrica provém de gás natural. Sedia a Universidade Nacional da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul (UNTF).

Recebe, anualmente, cerca de 280 mil turistas; destes, 70% internacionais, predominando os norte-americanos, espanhóis, ingleses, alemães e brasileiros. O turismo responde por cerca de 50% da economia local.
 

A primeira viagem documentada do homem branco ao extremo sul do continente americano foi realizada por Fernão de Magalhães em 1520. Foi Magalhães quem deu o nome de Terra do Fogo à região, tendo avistado fogueiras acesas pelos índios nas margens do estreito que hoje leva seu nome. Os fogos dispersos e colunas de fumaça das fogueiras dos nativos pareciam boiar sobre as águas, no nevoeiro do amanhecer

Com informações Wikipedia e ushuaia.com.br.

@VisitArgentina @patagoniatripsrz @passaporte.021 

RZ Turismo>

Assista ao vídeo>

 

 


Deixe seu Comentário