Logo Agência Cidades
CurioCidades

Inglês gosta mais de queijo do que mineiro

Há 198 anos britânicos rolam colina abaixo atrás de um queijo de três quilos

25/09/2024 - 14:00 Por Wilson Lopes

A ‘The Cooper's Hill Cheese Rolling and Wake’ é um evento anual, realizado no mês de maio, na segunda-feira após a Festa de Pentecostes, em Cooper's Hill, na cidade inglesa de Brockworth (9.422 habitantes), em um tradicional evento que teve origem em 1826.

A regra é simples: na prática, a corrida consiste em rolar um queijo redondo, morro abaixo, e vence aquele que conseguir pegar a iguaria antes dos concorrentes. Acontece que o queijo, de 3kg, pode alcançar velocidade superior a 100km/h, na descida de cerca de 180 metros. Então, conquista o prêmio aquele que cruza (ou capota) a linha de chegada na frente dos outros. 

Devido à superfície irregular do morro, não são raras as lesões corporais, que vão desde pequenos arranhões a fraturas ósseas e concussões. Para isso, há uma equipe de primeiros socorros (a St. John Ambulance) na parte de baixo da colina, com um grupo de voluntários que salvam e levam os participantes de maca ou de outra forma a carros de ambulância, caso seja necessário.

Todos os anos o evento se torna mais e mais popular entre os participantes provenientes de todo o mundo para competir ou mesmo simplesmente para assisti-lo.

Devido à superfície irregular do morro, não são raras as lesões corporais, que vão desde pequenos arranhões a fraturas ósseas e concussões

Onde estou? 

Em 2023, a canadense Delaney Irving, 19 anos, perdeu a consciência quando caiu e bateu a cabeça. A participante saiu rolando e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na prova feminina. Mesmo assim, venceu a tradicional corrida do queijo, desmaiada.

Os organizadores dizem que “para todos os que participam nesta corrida potencialmente perigosa, parece ser um risco que vale a pena correr”.

Entre os homens, um dos vencedores foi o britânico Matt Crolla, de 28 anos. O japonês Ryoya Minami e o norte-americano Cooper Cummings também conquistaram um queijo.

Chris Anderson, de 30 anos, é o novo recordista de vitórias: já levou para a casa 22 queijos de Gloucester em 14 anos. Mas ele diz que não “come os prêmios”, porque só gosta de queijo do tipo cheddar.

Com informações, Wikipedia, Agência Brasil e DW.Brasil. 

Assista ao vídeo da @dw.brasil>>
 


Deixe seu Comentário