Logo Agência Cidades
CurioCidades

Grupo de investidores construirá cidade dos sonhos na Califórnia

Bairros seguros, sem carros, abastecidos por energia limpa, arrodeados por agricultura orgânica e empregos bem remunerados... Isso existe?

7/09/2024 - 13:00 Por Wilson Lopes

Quando Lulu Santos criou, em parceria com Nelson Motta, ‘De repente Califórnia’, no auge da rebeldia dos anos 1981, viver na costa oeste norte-americana era sonho de surfista que queria viver a vida sobre as ondas e de predestinados que queriam brilhar nas telas do cinema.

Quatro décadas após, a vida deixou de passar lentamente nas praias da costa do Pacífico. A Califórnia se transformou no maior centro industrial dos Estados Unidos e abrigou o Vale do Silício, o berço de dez entre dez empresas de tecnologia do mundo.
Porém, a ascensão do software, além de riqueza e desenvolvimento, gerou um crescente e rápido desequilíbrio social. Estima-se que metade de todos os americanos que vivem nas ruas estejam na Califórnia (cerca de 170.000 pessoas desabrigadas).

California Dream

Alheio à questão, um grupo de investidores acaba de apresentar um audacioso projeto que prevê levantar uma cidade do zero. Batizado de California Forever (a cidade ainda não tem nome), o projeto pretende erguer uma nova comunidade, que viverá em bairros seguros e acessíveis a pé, arrodeados por um cinturão verde de agricultura, abastecidos por fontes de energia limpa e disponibilidade de empregos bem remunerados para seus moradores. 

A terra prometida fica no condado de Solano (um agrupamento de sete cidades, cujo centro do governo fica em Fairfield), situado entre Sacramento, Delta, São Francisco e Napa Valley. A área de 242km² já foi adquirida há cinco anos, para evitar especulação imobiliária.

O mentor do projeto é Jan Sramek, fundador da California Forever em 2017 e seu único funcionário por quase 6 anos. Ele nasceu na República Checa, ganhou uma bolsa de estudos para estudar Matemática e Economia no Trinity College, em Cambridge e, depois, na London School of Economics, na Inglaterra. Desde então, atuou no mercado financeiro, fundou empresas de educação e viveu em Londres, Zurique, Nova Iorque até chegar a São Francisco, onde se apaixonou pela “cidade caminhável”.

Para botar a cidade de pé, Sramek conta com robustos investimentos de Laurene Powell Jobs (viúva de Steve Jobs), Reid Hoffmann (fundador do LinkedIn), além de empreendedores de gigantes da tecnologia, como Google, Facebook e Amazon.

California Forever

A cidade de Sramek será alicerçada em seis princípios baseados no que construir e o que proteger:

Criar empregos locais bem remunerados e caminhos para conseguir esses empregos para os residentes de Solano
O projeto pode atrair novos empregadores para Solano e criar de forma independente milhares de empregos locais permanentes e bem remunerados nos sectores da construção, energia, serviços e outras indústrias. Também serão construídas escolas profissionais para ajudar os residentes de Solano a aprenderem as habilidades necessárias para conseguir novos empregos e construir carreiras duradouras.

Construir bairros acessíveis a pé e novos caminhos para a aquisição de uma casa própria
O objetivo é construir casas de diferentes tamanhos e preços integradas nos mesmos bairros acessíveis a pé, com residências, lojas, restaurantes e escolas a uma curta distância. Também será criado um programa de aquisição de casa própria para os residentes de Solano por meio de programas de assistência para pagamento inicial.

Ajudar a resolver necessidades regionais de infraestrutura, incluindo energia, transporte, água e proteção contra incêndios florestais
Está prevista a construção de um grande parque de energia solar que criará centenas de empregos e acelerará a transição da Califórnia para a energia limpa. Haverá melhorias na Rodovia 12 para torná-la mais segura e menos congestionada. A infraestrutura hídrica de Solano será readequada. Os distritos locais de bombeiros rurais terão mais recursos para combater os incêndios florestais.

Criar novas receitas fiscais para combater o crime, a saúde mental e os sem-abrigo
O projeto geraria dezenas de milhões de dólares em novas receitas fiscais que poderiam ser usadas para financiar serviços que abordam os grandes problemas enfrentados pelo condado de Solano – crime, saúde mental e falta de abrigo. 

Proteger e apoiar a Base Aérea de Travis
Criar condições para que a Base Aérea de Travis seja salvaguardada nos seus limites tanto no solo como no ar. Espera-se, também, trabalhar com a Força Aérea ajudando a fornecer moradias ao pessoal da base e treinamento e opções de carreira para veteranos.

Proteger o espaço aberto e as principais terras agrícolas de Solano
O condado de Solano tem uma longa história de crescimento centrado na cidade. Acredita-se que construir uma comunidade compacta longe de terras agrícolas nobres, rodeada de espaços abertos, é a melhor forma de atingir esse objetivo. Muitos proprietários de terras próximos estão comprometidos com a agricultura e não querem vender ou desenvolver as suas propriedades. Suas propriedades formarão, com as propriedades, o cinturão verde agrícola ao redor da nova comunidade.

O grupo investidor ainda não divulgou como será comercializada a terra prometida da California, mas já abriu, em seu site, um formulário para os interessados em morar, trabalhar, abrir um negócio ou ser um fornecedor terceirizado. O e-mail é [email protected]

Como já dizia Lulu Santos: “Na Califórnia é diferente, irmão; É muito mais do que um sonho”

Mais informações no site
californiaforever.com
@californiaforever


Deixe seu Comentário