Imagine um extraterrestre bêbado, fumando um charuto e galopando um cavalo em disparada pelas colinas de Lexington, no estado norte-americano do Kentucky... A cena, digna de um pastelão da ficção científica, a depender da inspiração da agência de promoção do turismo VisitLEX, não estaria tão distante assim de acontecer.
O convite formal e oficial para os alienígenas visitarem a cidade já foi transmitido. Usando um laser infravermelho, uma equipe de cientistas e acadêmicos de Lexington enviou uma mensagem para planetas potencialmente habitáveis no sistema solar TRAPPIST-1, a 40 anos-luz de distância.
A mensagem, enviada do Kentucky Horse Park, pretende convidar viajantes extraterrestres para visitarem a cidade. “Acreditamos que Lexington é o melhor lugar da Terra”, disse a presidente da VisitLEX, Mary Quinn Ramer. “É o local ideal para viajantes extraterrestres começarem a explorar o nosso mundo. A icônica paisagem de Lexington possui belos e amplos espaços abertos, perfeitos para pousar uma espaçonave”, ressalta Ramer.
Planetas habitáveis
O sistema TRAPPIST-1 é o sistema planetário mais estudado fora do nosso e abriga o maior número de planetas potencialmente habitáveis do tamanho da Terra atualmente conhecidos. Serão necessários 40 anos para que o anúncio atinja o seu alvo – e pelo menos mais 40 anos para receber uma resposta.
Para alcançar esse objetivo, a VisitLEX reuniu uma equipe de especialistas liderada pelo Dr. Robert Lodder, nativo de Lexington. Dr. Lodder é especialista em engenharia da computação, astrobiologia e SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence). “Reunimos especialistas em engenharia, linguística, mídia digital, filosofia e ficção científica para projetar, debater e transmitir esta mensagem”, disse o Dr. Lodder.
O conteúdo da mensagem varia de fotos de Lexington a uma gravação de áudio do lendário músico de blues Tee Dee Young, até uma imagem codificada contendo pistas sobre a origem e a intenção da transmissão.
“A imagem bitmap é a chave de tudo”, disse o especialista em linguística Dr. Andrew Byrd. “Incluímos imagens que representam os elementos da vida, nossas icônicas colinas de Lexington e a estrutura molecular da água, do bourbon e até da dopamina…”
A mensagem foi transmitida com aprovação da Federal Aviation Administration (FAA), espécie de agência de aviação americana.
Capital mundial do cavalo
Fundada em 1775, Lexington é reconhecida como a capital mundial dos cavalos, com 450 fazendas dedicadas à criação e adestramento. Mas a cidade também é famosa pelo bourbon (uísque americano elaborado com milho), com 16 renomadas destilarias, além da produção de tabaco e artesanato.
A população estimada é de 321.951 habitantes. Na região estão instaladas 15 faculdades e mais de 230 igrejas, sinagogas, bem como mesquitas e um templo hindu, representando 38 denominações religiosas.
@visitlex
Acesse o hotsite da campanha>
VisitLEX, Lexington Convention and Visitors Bureau>